segunda-feira, 7 de setembro de 2020

AS MINHAS CRÓNICAS

 

" AS BATATAS FRITAS DA DONA ANTÓNIA"


Com certeza que quando começarem a ler este texto vão achar este título estranho mas, faz parte das minhas memórias como irão ver já a seguir.

Tudo começou nas visitas que ia fazer na companhia dos meus pais aos meus tios que viviam em Cacia pois, estes, a Manuela e o José que alémos dois filhos o João Manuel e o Paulo Jorge, também tinham a fazer parte do agregado familiar a mãe da minha tia a Dona Antónia. Era uma senhora muito simpática sempre vestida de preto pois segundo sei enviuvou muito cedo, e nunca mais tirou o luto; a mentalidade antiga era assim, se uma mulher enviuvasse e tirasse o luto era uma falta de respeito à memória do marido.

Mas continuando com a história, sempre que lá íamos a senhora fazia umas batatas fritas divinas, não sei se era a qualidade das batatas, se era a maneira de confeccionar porque nunca comi batatas fritas tão boas e de vez em quando parece que ainda sinto o seu sabor. Adorava vê-la a corta-las em palitos fininhos, depois metia-as em água e sal e enxugava-as num pano tudo feito com muita calma, se calhar era esse o segredo impensável nos dias de hoje em que vivemos num permanente corre corre.

Passaram- se uns anos e numa outra visita em que colocamos a conversa em dia e falei com o meu primo João dou por mim a pedir-lhe umas batatas do quintal:

" João arranjas-me meia dúzia de batatas para eu fritar para ver se ficam iguais às da tua avó?


Fernanda Duarte Cabral

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial